Evento

segunda, 14 de maio de 2018

Sebrae/PR realiza a Semana MEI e a Semana de Educação Financeira

De 14 a 19 de maio, empreendedores de micro e pequenos negócios de todo o Paraná, além de pessoas físicas que querem tirar uma ideia de empresa do papel, terão a oportunidade de participar de orientações presenciais e online, oferecidas pelo Sebrae/PR, em dois eventos integrados: a Semana do Microempreendedor Individual (MEI) e a Semana de Educação Financeira (ENEF). A programação, totalmente gratuita, inclui palestras, consultorias e bate-papos com especialistas nas Salas do Empreendedor de 93 municípios paranaenses.

No total, serão 409 atividades no Paraná, tratando de temas como formalização, vendas e finanças. Neste ano, a mobilização terá como foco principal a orientação do MEI para estimular vendas, uma vez que a última pesquisa do perfil do MEI levantou que 31% dos empreendedores apontaram a dificuldade de conquistar clientes.

“A Semana do MEI é uma oportunidade para esclarecer dúvidas sobre o cumprimento das obrigações legais do MEI, abrir ou melhorar a gestão do negócio. Também é uma ‘última chamada’ para a DASN, cujo prazo se encerra em 31 de maio. Neste ano, nossa programação vem com uma pegada especial de vendas pela internet e acesso a mercados, justamente para aumentar faturamento e evitar inadimplência”, explica a coordenadora estadual do MEI no Sebrae/PR, Carla Selva.

O Sebrae/PR também elaborou publicações especiais para o Microempreendedor Individual, com orientações práticas de: Como administrar um pequeno negócio; Como agir de maneira empreendedora; Como aumentar suas vendas; Como fazer o seu fluxo de caixa; Como definir preço de venda; Como planejar um pequeno negócio; Como contratar; Como encontrar fornecedores; Como expandir o seu negócio; Como vender pela internet.

Paralelamente à Semana MEI, o Sebrae/PR promove eventos nas regionais com foco em gestão financeira e crédito orientado (tanto para pequenos negócios, como para pessoas físicas), dentro da Semana da Educação Financeira. O evento promovido pelo Banco Central, tem como parceiros o Sebrae, a Caixa Econômica Federal, o Banco do Brasil, as Cooperativas de Crédito e as Sociedades Garantidoras de Crédito (SGCs) do Estado.

“No Paraná, teremos oficinas de finanças, palestras, consultorias e seminários de crédito. Dentro da metodologia de acesso a crédito desenvolvida pelo Sebrae, o empresário deve ser levado a concluir se a melhor saída é buscar ou não o crédito. Para isso, é preciso olhar para dentro do negócio, para a gestão, e entender se o crédito é a melhor decisão, depois entender como funciona sistema, o que a instituição analisa para conceder os valores, como conseguir melhores condições”, explica o coordenador estadual de acesso a serviços financeiros do Sebrae/PR, Flávio Locatelli Junior.

A programação completa da Semana do MEI e da Semana de Educação Financeira, por município, além dos materiais para leitura estão disponíveis em: http://www.sebraepr.com.br/PortalSebrae/sebraeaz/Microempreendedor-Individual. Informações pelo 0800 570 0880.

Fonte: Assessoria de Imprensa Sebrae

Galeria de Fotos