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quarta, 01 de junho de 2016
Aciman encerra Semana Empresarial com a palestra motivacional “Apertem os cintos: o cliente sumiu”
Aciman encerra Semana Empresarial com a palestra motivacional “Apertem os cintos: o cliente sumiu”
Cerca de 250 pessoas, entre empresários, vendedores e atendentes acompanharam o encerramento da VI Semana Empresarial da Aciman, Associação Empresarial de Mangueirinha-PR, no dia 25 maio. Durante duas horas o professor Emmanoel José Lourenço, de Chapecó-SC, especialista em Comunicação Integrada de Marketing e em Comportamento e Gestão de Pessoas, falou sobre estratégias de marketing, vendas, gestão e perspectivas num cenário de crise econômica.
O palestrante, de uma forma humorada e com toques de mágica, instigou aos participantes uma reflexão sobre o atual cenário econômico do Brasil, através de um ‘elaborado’ manual básico de relacionamento com o consumidor, colocando sobre a ‘mesa’ a difícil tarefa de atrair, conquistar e manter um Cliente, ainda mais com a atual situação financeira que afeta nossa economia. Ele criou situações do dia a dia e provocou o público a resolver os problemas apresentados.
Lourenço destacou aspectos macro e microambientais que influenciam nos negócios num cenário desfavorável. Ele fez um panorama e trouxe números e uma visão motivadora aos comerciantes. “Existem pelo menos quatro categorias de consumidores neste cenário. O mais preocupante é o ‘pé-no-freio’, que corta bruscamente os gastos e é influenciado pelo pessimismo e pela mídia. Mas para todos existem táticas de enfrentamento, e foi sobre isso que falamos”, revela o professor.
Na palestra, o professor analisou o comportamento do consumidor e como os comerciantes podem diminuir o impacto da queda nas vendas com ações de custo zero e parceria. Lourenço ainda apresentou e entregou aos participantes um modelo de planejamento para auxiliá-los na tomada de decisão e numa visão mais sistêmica para diminuir os riscos e ampliar as oportunidades.
Público aprovou
“Gostei muito da palestra do Emmanoel Lourenço, que abordou um tema muito sugestivo ao momento que em estamos passando. A abordagem clara e dinâmica em que apesentou a palestra ficou claro aos participantes de que os clientes devem ser lembrados como a razão principal de nossos negócios, pois toda a atividade econômica basicamente envolve clientes, sejam eles de serviços, indústria ou comércio. Uma das abordagens que me chamou a atenção foi a de que “o conhecer o cliente” é fundamental para fidelizar junto a empresa, através de uma oferta de produto adequado, inovar para atender a demanda do mercado atual e criar novas necessidades, com preço justo, para que ele além de utilizar o produto, volte a comprar, e também seja uma ferramenta de divulgação de nossa marca/produto na sua rede de relacionamento”, destacou Eliel Elizeu Martins Alves, gerente da Unidade Sicredi Parque das Araucárias e diretor para assuntos Cooperativos da Aciman.
“Ele tentou também passar uma forma de adotar uma postura diferenciada para manter todos no mercado e a atrair o consumidor que, com a crise, se viu obrigado a mudar seus hábitos na hora de efetuar suas compras. O professor focou necessidade de estar atento as mudanças do comportamento do consumidor e adotar uma nova estratégia, focando principalmente no replanejamento das suas ações para não perder mais clientes. A palestra foi 100%, na qual todos deveriam ter o prazer e a oportunidade de acompanhar um dia esta “aula” de como agir diante das dificuldades, e não ficar inventando desculpas quando não estiver preparado para proporcionar a melhor oportunidade para seu cliente”, destacou Sintia Santos, responsável financeiro da Cooperativa Coodepa.
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